quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fique por dentro das possíveis mudanças propostas pela SEESP para 2012 - Ensino Fundamental e Médio


Reorganização do Ensino Fundamental em três Ciclos


- Implantação de Salas de Aprendizagem Intensivas (PROJAI) – com objetivo de suprir as defasagens de aprendizagens dos alunos;

- Retenções previstas aos finais dos Ciclos I, II e III;
- Números de alunos por Turma:

§  de 1º ao 5º ano – até 30 alunos;
§  de 6º ao 9º ano – até 35 alunos.
- Professor Auxiliar do 1º ao 5º ano para recuperação contínua, durante 4 horas semanais;
- Coordenador de Área para o Ensino Fundamental Ciclo II para acompanhamento da Recuperação Contínua;
- Recuperação Paralela com , no máximo, 8 horas semanais;
- Formação Continuada de professores e gestores – Orientações Técnicas: 4 horas semanais de orientações entre Supervisores, PCs, PCA, Professor do PROJAI e PCOPs alem das HTPCs;




Ciclos
Ano
 Projeto de Aprendizagem Intensiva - PROJAI
Ciclo I

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano
PROJAI I
Alunos egressos do 3º ano com defasagem de aprendizagem, equivale ao 4º ano.
5º ano
Possibilidade de retenção.
PROJAI II
Alunos retidos ao final do Ciclo I.
Ciclo II
6º ano

7º ano
PROJAI III
Alunos egressos do 6º ano com defasagem de aprendizagem, equivale ao 7º ano.
Possibilidade de retenção.
Ciclo III
8º ano

9º ano
 PROJAI IV
Alunos egressos do 8º anos, com defasagem de aprendizagem, equivale ao 9º ano.
Possibilidade de retenção.





































Ensino Médio
- Diminuir em 20% as aulas de Português e Matemática dando mais espaço, na grade curricular, para as disciplinas de Sociologia, Filosofia e Língua Espanhola;
- Além do remanejamento de disciplinas, a proposta prevê que os alunos do 3.º ano escolham uma das três ênfases: linguagem; matemática e ciências da natureza; ou ciências humanas.
- Diminuição das aula de Língua Inglesa;
- Professor Coordenador de Área;
- Agrupamento de alunos – em média 30 alunos por turma;
- Ferramenta Tecnológica de apoio didático pedagógico às aulas presenciais (EAD);
- Metodologia voltada para elaboração de projetos.

Obs: Os professores da Rede Estadual de Ensino estarão estudando a proposta para avaliar e analisar os aspectos positivos e negativos das mudanças na grade curricular. 

Por Maykon de Souza



3 comentários:

  1. Olá Maykon! Sou professora do ensino fundamental I e gostaria de saber a sua opinião a respeito dessa proposta. Você é contra ou a favor?
    Até mais!

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  2. Concordo em partes...
    As possíveis mudanças no Ensino Fundamental necessita de melhorias na infraestrutura das escolas, principalmente na implantação das salas para o PROJAI.Alguns pontos são positivos, como um Coordenador de Área e a ênfase na formação continuada dos docentes.
    Quanto ao Ensino Médio, particularmente, não gostei das sugestões de mudanças na matriz curricular. Pois temos sugestões que reduzem drasticamente as aulas de Língua Portuguesa e Matemática - disciplinas que se encontram abaixo da média em nível mundial. Mas...a redução do número de alunos por sala no Ensino Fundamental e Médio é essencial e a educação a distância para os alunos é importante, tendo em vista o grande números de cursos à distância oferecidos pelas faculdades. Também acho equivocada a inserção das disciplinas de "Língua Espanhola" e "Orientação de Estudos" como parte obrigatória do currículo. Pois o mundo globalizado e tecnológico ainda exige muito conhecimento na língua inglesa - que foi reduzida pela proposta - e a retirada do projeto "Apoio à Continuidade de Estudos" para inserir aulas de Orientação de Estudos ( o que podia ser oferecida aos sábados , já que há uma preocupação com a autonomia dos alunos na busca do conhecimento) é uma perda muito grande para os alunos.

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  3. Olá Maykon
    Sou professora do ensino fundamental II e do ensino médio na àrea de matemática,concordo com seus pontos, mas, por outro lado essa grade foi a causa da greve no ano de 2000, não sei se lembra...isso é fato, e teremos que aceitar já que esta definido...e acho que virá mais mudanças ainda, vamos aguardar....

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