sábado, 8 de outubro de 2011

"A Vida em Preto e Branco" - Gary Ross faz uma releitura do pecado original do livro de Gênesis.


“...E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” 
Gênesis 3:6

É um daqueles filmes onde cada vez que assistirmos, temos a oportunidade de refletir sobre nossas atitudes e preconceitos.  

      A história  inicia com  dois irmãos , David (Tobey Maguire) e Jeniffer (Reese Witerspoon) , que através de um controle remoto mágico, são transportados para dentro de um seriado de TV em preto e branco, ambientada nos anos 60, onde a vida segue sua rotina normal e perfeita à vista de uma sociedade “correta”. Bobinha a história né? Não se engane....após a introdução, o filme toma proporção épica. A partir daí o mundo da cidade chamada  “Pleasantiville” (título original do filme) se transforma a cada mudança de atitude das suas personagens , que descobrem a liberdade de expressão , a reflexão  individual e o sexo. Uma metáfora para a árvore do conhecimento do livro de Gênesis. As muralhas do  mundo hipócrita e “perfeito” caem por terra ao comerem do fruto proibido,  e a cada descoberta realizada, os indivíduos experimentam a sensação de insegurança através do medo, da paixão, do ciúme e da arte; tornando-os coloridos  como tudo a sua volta.  O filme traz inteligência e arte fazendo-nos perceber que  nossos erros fazem parte da vida, que somos fracos em relação ao forte desejo presente em nosso interior e que ao vivermos com amor e intensidade, não se importando com  valores hipócritas impostos pela sociedade, também passaremos a enxergar o mundo de forma mais “colorida”. As mudanças não agradam a todos na cidade de Pleasantiville  iniciando uma revolução entre as pessoas “corretas” e as “erradas”. Ao final do filme essa reflexão é proposta para o espectador. Genial!
“Nada é para ser certo” – diz David a sua mãe que se culpa por estar saindo com um garoto mais jovem após a morte do seu marido.      
Este filme está entre os meus preferidos!


Título original: (Pleasantville)
Lançamento: 1998 (EUA)
Direção: Gary Ross
Duração: 108 min
Gênero: Drama

Por Maykon de Souza



Trailler do filme:



Nenhum comentário:

Postar um comentário