terça-feira, 5 de abril de 2011

A invasão das redes sociais




Orkut, facebook, Myspace e o Twitter fazem parte de um grupo de softwares que promovem a interação entre as pessoas, denominadas Redes Sociais. É crescente o número de pessoas que estão se cadastrando nestes ambientes virtuais como forma de interação, afinal, quem é que não chega cansado do trabalho e não gasta horas do seu dia analisando mensagens, notícias e vídeos postados por  amigos e famosos? Ou mesmo pela manhã, antes de sair para o trabalho.
As redes sociais estão passando por uma transformação atualmente, antes voltada apenas para paqueras e exibicionismo, agora  está sendo uma ótima ferramenta para divulgação de notícias, onde os membros divulgam suas opiniões desvinculados do apelo midiático, prática da leitura e da escrita,  criatividade e mudanças sociais, como aconteceu nos países do oriente,  Egito e  Líbia por exemplo, onde  jovens puderam expressar-se e comunicar-se para transformação do mundo onde vivem, e por que não, paqueras.
 E a escola?
O mundo está se transformando, cada vez mais rápido, mas ainda estamos “engatinhando” para levar essas transformações para dentro das escolas. A dificuldade em vencer o giz e a lousa é muito grande por parte dos nossos docentes, e infelizmente, grande parte deles, ainda vêem esses maravilhosos recursos tecnológicos como empecilho para sua prática. Timidamente, poucos professores procuram formas de associar essa realidade ao seu trabalho, mas sem sucesso, devido a pouca estrutura das escolas e a falta de tempo que atingem os profissionais da educação, ocasionada pela forte rotina de trabalho. Até  quando vamos parar de lutar contra algo que tende a crescer exponencialmente? Quando vamos educar nossos alunos para essa nova realidade, assim como fizemos com a televisão e com o rádio?
Não, não precisa levar as redes para dentro da escola, ela está entrando mesmo sem ser convidada. Precisamos utilizá-las ao nosso favor, pois ela já demonstrou a suar força e poder em  escala mundial.
A educação tem que ser construída juntamente com  os alunos,  não é algo pronto de poder apenas dos docentes. Se essa construção não se efetivar por parte da escola, a escola irá se render a ela, estamos em tempos de interação, unificação e informação. As Redes Sociais chegaram para abrir as portas da criatividade e do isolamento e,  aos poucos está abrindo as portas da escola.  

Texto escrito por Maykon de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário