domingo, 27 de janeiro de 2013

#Opinião: Quem precisa parar com desculpas, não são os professores e sim nossos governantes.

      Estou escrevendo hoje para refletir um pouco sobre a frase do brasileiro, que hoje leciona nos EUA,  e concorre ao prêmio de melhor  docente do país:

 “professores precisam parar com desculpas”

     O brasileiro Alexandre Lopes, de 44 anos,  trabalha com educação inclusiva, principalmente com alunos  autistas, e o seu segredo esta na dedicação total aos alunos, não descansa, levando o trabalho em tempo integral,  exemplificando e fazendo um esforço  além daquilo que a escola oferece.
     Não discordo em nada do que ele disse,  na entrevista a revista Veja, muito pelo contrário,  mas tenho que destacar o país ao qual ele está exercendo a sua profissão, pois não teria o mesmo reconhecimento em nosso país tropical. Conheço inúmeros profissionais, que igualmente, vão além daquilo que o estado ou a escola oferece, imprimem documentos em casa, compram filmes, cd´s e revistas, ficam além do horário,  improvisam materiais para explicar esportes característicos de outros países, funcionamento do corpo humano ou de fenômenos naturais. Mas infelizmente o reconhecimento não chega nem perto a eles,  porque para o país...o mesmo não está fazendo mais  do que o  necessário,  pois professor tem que trabalhar simplesmente por amor. O professor visto com mártir, e não um profissional, é algo que precisa ser mudado urgente! Pelos governantes e principalmente pelos meios midiáticos.
     Parabenizo o professor por alcançar tamanho feito, mas pra mim não é novidade alguma a forma ao qual  trabalha. Como disse acima, vejo isso todos os dias, inclusive com crianças consideradas de inclusão, mas infelizmente os governantes do nosso país, cheios de teoria mirabolantes,  não conseguem enxergar que é o investimento no professor, e somente no professor,  que se alcançará  uma educação de qualidade. Quem precisa para com desculpas, não são os professores e sim os nossos governantes. Computadores, livros  e lousas digitais são apenas ferramentas... assim como o giz e a lousa.

Abaixo o link sobre a reportagem citada no texto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário