quinta-feira, 24 de março de 2011

Valorização dos funcionários da educação é a meta do Novo Secretário da Educação do estado de São Paulo - Herman Voorwald

‎"Professor não é vocação, é PROFISSÃO!"

Essa foi a frase de abertura proferida pelo novo Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Jacoubs Cornelis Voorwald, no “Encontro dos Profissionais da Educação - Rede Pública Estadual”, no munícipio de Santos, onde delegações das Diretorias de Ensino da Região de Santos, Miracatu, São Vicente e Registro, fizeram-se presentes.
Com intuíto de implantar um plano de carreira para os profissionais da educação, visando uma valorização especial por parte dos professores, o secretário avaliou a queda do desempenho do estado no SARESP - 2010, e atribuiu o mau resultado a política da bonificação através do resultado, alegando que o IDESP (Indíce do Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), é para avaliar o desempenho das escolas e não apenas o do professor, palavras que foram seguidas de aplausos eufóricos por todos.
O secretário abriu  a “reunião de trabalho”, como se referiu ao encontro, com poucas e firmes palavras escutando todos os segmentos ali presentes, dentre eles: dirigentes de Ensino, diretores de escola, professores, professores indígenas, coordenadores e funcionários ligados à educação; que pontuaram suas reivindicações e ideias para melhoria do ensino público.
Ao final, o secretário adjunto, João Cardoso Palma Filho, fez as explanações finais sobre as principais reivindicações, avaliando as possíveis possibilidades de atendê-las e analisou o histórico da implantação da Progressão Continuada e o Currículo.

Me surpreendi muito com a nova postura do novo secretário, que apresentou uma proposta de trabalho sólida e ,ao mesmo tempo, esperançosa para a sua gestão. Afinal, não só os educadores, mas toda a sociedade pede uma educação de qualidade para o país. Nada de mudanças drásticas ou planos milagrosos, o que foi apresentado, foi realmente um balanço da educação no estado de São Paulo, seguido, de muitas sugestões por quem entende melhor do assunto: os professores.
Aprovado por grande parte dos professores, o currículo será permanecido, assim também, como a progressão continuada, que agora, contará com 3 ciclos, 2 no Ciclo I e 1 no Ciclo II do Ensino Fundamental. “....a vontade de se ter 9 ciclos é muito grande por parte de alguns professores...” brincou o Secretário Adjunto, “... mas temos que levar em conta que reprovar aluno não melhora em nada a educação”, acrescentou, apresentando dados históricos da educação pública brasileira.
Só não ficou muito claro se o currículo será reformulado neste primeiro momento, mas quanto ao tão esperado "Bônus", de agora em diante, será implantado no salário dos funcionários da educação pública, não mais será utilizado como prêmio para as escolas que atingirem a meta proposta, pois segundo, o Secretário, a educação piorou quando atrelaram a nota do IDESP ao sistema de Bonificação, o que sobrecarregou a vida dos professores.
É esperar para ver...todos saíram satisfeitos com a forma que foi conduzida a reunião, e animados em relação ao seu dinamismo de trabalho.
“É a nossa última esperança” - comentário de uma professora, que estava sentada atrás de mim, ao término da reunião.

Currículo do novo secretário
Herman Voorwald é natural de Rio Claro (SP), formado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 1979, com mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi vice-reitor da Unesp de 2005 a 2008, em 2009 foi nomeado reitor da universidade.
   Pronunciamento do Secretário da Educação, Herman Voorwald, na abertura da reunião. 

 Considerações finais do Secretário Adjunto, João Cardoso Palma Filho.


Texto e Fotos - Maykon de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário