sábado, 16 de abril de 2011

Bullyng é problema de todos.


Ele tinha apena 11 anos,  alto, magro, orelhas grandes e totalmente desengonçado.  Estava acostumado a ficar isolado dos colegas, mas naquele dia precisava de um apoio. Mas não foi bem isso o que aconteceu...ao entrar no vestiário para se trocar, pois faltavam poucos minutos para sua entrada na competição, um grupo de meninos o atacaram e mergulharam sua cabeça na privada, agrediram-no de todas as formas, e após tamanha covardia o largaram chorando, sozinho.

Essa história, felizmente, não termina como vocês estão imaginando. Esse garoto, ao longo do tempo ganhou forças e transformou-se no melhor do mundo naquilo que faz.  O nome desse menino é Michael Phelps, nadador norte-americano considerado um dos melhores atletas de todos os tempos.
Precisa-se analisar a fundo a complexidade desse problema que ganhou uma forte definição recentemente, o  BULLYNG. A sociedade não pode cruzar os braços e apenas achar que é um problema restrito a escola, tem origem na escola e acontece apenas neste ambiente.  Não estou tirando a responsabilidade de ninguém  sobre essa questão, mas a escola não é uma “caixa mágica” onde todos os problemas são solucionado,  após exposição da mídia.
O tratamento contra esse tipo de agressão e suas origens  inicia-se em casa. Lembra daquele desenho que seu filho queria tanto te mostrar e você não teve tempo ou paciência para admirar? Ele se esforçou tanto e não sentiu  nenhum retorno por aquilo que fez. Quais sensações essa criança carrega cada vez que seu brilhantismo é apagado.
Os pais precisam exercitar a resiliência nos seus filhos isto é, a capacidade de  reagir de maneira positiva em situações adversas,  desde a tenra infância. Fortalecer sua auto-estima para que  possa se posicionar frente aos seus problemas. Estimulá-lo a conviver, orientá-lo ,direcioná-lo e encorajá-lo para , ou seja, não tomar decisões pelas crianças, deixar que descubram saídas para as dificuldades, ensiná-las que erros são momentos de aprendizados e exigem reflexão. É importante que o adulto aprenda a escutar o jovem desde cedo. Não apenas esperar para que tudo aconteça em um ambiente escolar. E escola faz parte do mundo, não é algo isolado, é apenas parte do mundo da criança.
Pode acreditar que a família desse garoto, citado neste texto, soube bem trabalhar a resiliência em seu ambiente familiar.  Transformando a raiva gerada pelo Bullyng em motivação e determinação.

RESILIÊNCIA –o termo vem da física: é a capacidade de um material retomar o seu estado original, após um impacto.
  


 Texto escrito por Maykon de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário